domingo, março 05, 2006

UMA "SANTANETE"


A hipotética "dra." Clara Ferreira Alves (chegou com dificuldade ao actual 12º ano), crítica literária que leu (jura ela) "os clássicos", especialista do último escritor inglês com quem almoçou, autora de um romance anunciado em 1984 e nunca até agora publicado, dona de uma coluna ilegível (e bem escondida) na "revista" do Expresso, foi um dia arvorada directora da "Casa-Museu Fernando Pessoa" pela conhecida irresponsabilidade de Pedro Santana Lopes, de quem ela tinha sido uma entusiástica partidária. Daí em diante, a importantíssima Ferreira Alves e o "Pedro", como ela dizia, ficaram muito amigos. Tão amigos que a "dra." Clara apareceu um dia presuntiva directora do "Diário de Notícias", coisa que me levou a sair antes que ela entrasse. Felizmente, não entrou, porque teve medo de cair na rua entre o "Expresso" e o DN, com a reputação de uma "santanete" obediente. Agora, morto o seu patrono, não perde uma para o maltratar, supondo que demonstra "independência". Ontem, a propósito de um "Audi", que o homem comprou, despejou em cima da cabeça dele todo o lixo do mundo. Santana não aprendeu que a certa espécie de pessoas não se fazem favores.
Se a "dra." Clara me quiser responder, sugiro que me responda em inglês e não meta na conversa a sua célebre descrição do pôr-do-sol no Cairo. Muito obrigado.
vpv

241 comentários:

1 – 200 de 241   Mais recente›   Mais recente»
clandestino disse...

Eu quero aplaudir!!!
Essa gaja (perdoe-se-me o termo) é o máximo.
Conheço-a há coisa de 30 anos!!!
O retrato só não está completo porque peca por defeito, caro Vasco.

sem inspiração disse...

Totalmente de acordo, sem competencia, interesseira e presunçosa... no minimo, mas nada preocupante porque nunca sairá do sol do cairo , não merece o post, nem o interesse.
Este espaço deve dedicar-se a assuntos de maior relevancia, qualquer um conhece as capacidades da Sr.a Alves e o Santana a esta hora está de ressaca
É um post inutil

manuel villaverde cabral disse...

A Sense of Reality, as Greene use to do, my dear, Pulido. Sie wissen(kennen), wieviel sie die andere kleine Clara, der white-plagious-from die Neue Welt hasst. And you have a little pouce derrière l'oreille about that one…


If you catch my meaning…

MVC

pirata vermelho disse...

OUTSTANDING, VASCO!
in english, as sugested.

(e a gente sabia lá essas peculiaridades da presuntiva?!)

VIVA PORTUGAL!

Anónimo disse...

desta vez é que rebentamos com a caixa de comentários ....

E eu aposto em como quem escreveu isto foi a Constança.

pirata vermelho disse...

( ... e lá vem o pateta a papaguear em alemon )

brunom disse...

Não defendendo a senhora em causa gostaria de relembrar:

"Os mestres do "correcto" vigiam, como nunca vigiaram os coronéis de Salazar. Até a sociedade portuguesa de repente acordou puritana. Cada cidadão, cada medíocre, cada engraçadinho pode esconder um polícia. Pior ainda: um delator e um explorador do escândalo. "

Obrigado
E continue... É a conversar que nos entendemos...

pirata vermelho disse...

não aposte!

Anónimo disse...

Não conheço o percurso académico da "dra." em causa mas discordo em absoluto que a sua coluna no Expresso seja ilegível.

Anónimo disse...

chamem a Maloud essa é que tem dinheiro para apostas

Anónimo disse...

e lê a Hola e a lux, aposto que sabe mais da moça que o proprio VPV

Principe Negro disse...

Apoiado!!!

Anónimo disse...

Chamem a Zazie e a Sílvia!

cmonteiro disse...

"Evitar discutir a Posição, procurar atacar a Contradição"

É uma das leis do Abrupto sobre os debates na blogosfera. Assenta que nem uma luva ao VPV neste post, onde demonstra algum ressabiamento. Porquê, pergunto-me?...

Anónimo disse...

Não, tambem não vamos exagerar, não queremos saber propriamente a vida intima da colunista, a Maloud faz já uma consulta no google e debita a informação necessaria

filho do rock disse...

VPV devia era fazer um retrato da Suzana Toscano e daquela sua mestiçagem "envergonhada". Em termos de responsablidades não sei qual das duas tem mais tendência para delinquir...
Qual será?

Anónimo disse...

Também concordo que o VPV faz um ataque pessoal e ressabiado à CFA. Mas ela merece. Esta coluna do Expresso desta semana é do piorzinho. Mas dentro da linha da Senhora. Nada de novo. Só não percebo é como é que alguém a lê e lhe dá emprego.

joki disse...

Não conhecia esta vertente da "Clarinha". Só sabia que esta senhora é de uma arrogancia extrema. E agora sei por quê! Pelo modo como subiu na vida.

Sílvia disse...

Caro Dr. VPV,

mesmo que tudo isso que escreve fosse verdade, coisa que não é, mesmo assim, acho que deveria aprumar-se mais na ética e na estética. Acho que as senhoras do lavadouro público não conseguiriam fazer melhor.
Dr. Valente, aprume-se!

Anónimo disse...

A "Pluma Caprichosa" é a melhor rubrica da Única (Expresso), por todas as razões e mais alguma. VPV, você desta vez passou-se. Qual é o seu problema? Dor de cotovelo? Realmente o seu post parece coisa de "mulherzinha" insignificante.

Mulher

piscoiso disse...

Assim de repente, a foto do post parecia um reclame ao sabonete Lux.
A minha tia Zulmira conheceu-a a comprar castanhas assadas. Dissertaram sobre a orientação do corte nas castanhas.

Anónimo disse...

Pronto

lavador disse...

QUE grande bronca, oh VPV.

ainda por cima, o brasonado dos eles, também já botou palavra em... até agora 3 linguas.
Isto vai dar creme,
creme merdoso.

Eu às vêzes, também não entendo para onde é que ela cai.

o tal scnitzer dixia , que cair é fácil, levantar-se é que é dificil.

Mas, há quem só viva e progrida na horizontal.

È o eixo do mal, que tem benefícios efémeros...

Mas enquanto o pau vai e vem, a conta bancária aumenta, meu caro.

e o pessoal quer é gaita, digo, guita.

urgente! disse...

levem a Sílvia mais o Pirata trans-génico daqui para fora!

os renas andam a precisar de novos recrutas, idem para lá

lavador disse...

oh silvia, não conte com "aprumo".

Anónimo disse...

Cheguei tardíssimo, li em diagonal os comentários, se alguém já disse o que vou dizer, sorry sorry. Mas realmente,para que serve um blog? Para isto mesmo e não para roubar compradores do "Público".
Concordo com este post e com o MVC (genuíno MVC ou não, tanto dá, hoje o Alemão é acessível).
VPV ou CCS:é altura também de falar da outra Clarinha, indeed...caso mais grave, muito mais grave, pois esta do post não tem cátedra (at least, not yet)

Anónimo disse...

VPV, a escrita do seu amigo MVC lembra-me os discursos do nosso ainda PR. Diga-lhe, por favor, que
não precisava escrever em alemão, se escrever em português nós também não o entendemos. Recomende--lhe lições de escrita com a dita Senhora.

Mulher

Anónimo disse...

eu não me importo que este blog fique multicultural...
a melhor foi a de ontem com a escrita Árabe, já nem me lembro se foi anónimo ou não , foi uma ideia divertidíssima, adoraria saber o que lá se dizia :-)

sniper disse...

Lavador; boa noite companheiro. Se tiver tempo e paciência, vá ao post "não fui feito para isto". Ontem cheguei mais tarde do que esperava, mas ainda respondi a si e à Mª de Lurdes, mas já não o apanhei. Gostei do que escreveu lá. Neste post você disse tudo. Esta senhora não tem qualificações nem habilitações para fazer aquilo que faz. Como este post cheira-me a ajuste de contas com testosterona à mistura, fico-me para já por aqui.
Um abraço

Anónimo disse...

Anónimo 9:46 Pm
Basta procurar na net um texto em árabe e depois fazer as habilidades do costume. Até em árabe se consegue brilhar

pirata vermelho disse...

o mulherio é assim mesmo, todo igual, que é que estavam à espera?
dass!

Anónimo disse...

Dum Gay.

Anónimo disse...

Eu também discordo em absoluto que a coluna da Sra. Clara Ferreira Alves no Expresso seja ilegível.

4evermaloud disse...

A 4evermaloud vai estar presente e a comentar em força, até a maloud voltar a este blog. É o meu protesto e homenagem à maloud. The real thing, for ever.

Sílvia disse...

Ó Pirata, ajeita a vela e atreve-te a ir por mares nunca dantes navegados. Vai pela bruma... Deus te acompanhe, meu filho.

Anónimo disse...

I don't believe this!

Clara Ferreira Alves

maloud disse...

Tenho os livros do PHILIPPE ROTH em português. Só não sei como os emprestar.

Anónimo disse...

A Clara Ferreira Alves não andou em Direito?

4evermaloud disse...

Clarinha, you must believe it. Welcome to the real world darling. The real axle of evil...( sweet heart, sorry my english..)

Anónimo disse...

Vasco, ainda bem que EXISTE!
Obrigado

Anónimo disse...

Oh não , então não iam embora, a que se deve esta reviravolta, isto é tragico

4evermaloud disse...

A 4evermaloud vai sair de cena.É pena, já estava a gostar...

Nomad disse...

Por acaso, gosto bastante de a ler.

Anónimo disse...

Uma perspectiva de fora

Presunção e água benta, cada um toma a que quer. E presunção é coisa em que VPV e CFA podem competir taco a taco. Quanto a quem melhor escreve, idem, com a diferença de a escrita de VPV ser infinitamente mais ressabiada. Em termos comparativos da parte com o todo, vale mais a coluna de CFA no Expresso, do que a de VPV no Público. CFA tem demonstrado, sim, alguma deriva política, tendo afirmado que já votou no Bloco de Esquerda e aparecendo nas últimas presidenciais ao lado de Soares. Se não aceitou o cargo no DN, que parecia uma armadilha bem montada para a usar, foi porque foi suficientemente inteligente para não ser enganada. Por isso, merece admiração. Mais, se teve uma iluminação e percebeu, por fim, quem era Santana Lopes, também só lhe fica bem. Só quem é inteligente é que tem capacidade para evoluir, ou não?

Por fim, o tom do post. Absolutamente lamentável. Que o VPV tenha maus fígados (que tem) e alguma incompatibilidade com CFA (que deve ter também com muito bom gente!), isso não justifica que venha agora cobrar pergaminhos à senhora (há tão boa gente sem canudo, como bem sabe...) nem atacá-la sem um pingo de cavalheirismo... inglês.

VPV, upgrade!

Ângela

Sílvia disse...

VIVA, MALOUD !
eh, eh, eh, eh!...

4evermaloud disse...

maloud, vá ao post dos 252 comentários. O inarrável DR.MVC diz que a maloud é ele...

4evermaloud disse...

isto é para ver se o chamo a outra coisa...

Anónimo disse...

As leis do Abrupto

Claro que a primeira lei do Abrupto dos debates na blogosfera só pode ter sido escrita a pensar no VPV. Mas, neste caso, nem é a que se aplica predominantemente (mas a sua nota 5, sim). Veja-se antes a segunda e a quinta.

esternocleidomastoideu disse...

oh doutor oh pulido oh valente porra o que lhe deu? faz sentido? e que faça!! BARDA-MERDA

Anónimo disse...

Luís Filipe Menezes ataca Marques Mendes

Apostado em manter-se activo na vida política do PSD e a nível nacional, o social-democrata Luís Filipe Menezes deu este domingo uma entrevista ao programa da Rádio Renascença, «Diga Lá Excelência», no qual criticou quase todas as medidas tomadas pelo líder laranja Marques Mendes.



Segundo diz Menezes, Marques Mendes tem feito uma oposição errática, fraca e sem estratégia.
«O PSD já devia ter dado sinais de que tinha um projecto fracturante em relação ao do Partido Socialista», adiantou Menezes.

De acordo com o antigo autarca de Gaia, Mendes age e fala fora de tempo, não estando em sintonia com a agenda política e a actualidade, optando demasiadas vezes pelo silêncio.

Entre as medidas que Menezes sustenta que PSD já devia ter apresentado encontra-se a reforma da Administração Pública e da Justiça, bem como a racionalização do financiamento do Estado social, na saúde, na educação. «PSD não fez nada disso», denunciou aos microfones da RR.

O PSD realiza um congresso a 17 e 18 de Março e Luís Filipe Menezes deixa em aberto a possibilidade de candidatar-se nas directas contra Marques Mendes.

O «Diga lá, Excelência» transmite a sua versão televisiva na 2:, pelas 22h30, podendo a entrevista ser lida na íntegra na edição de segunda-feira do jornal Público.

05-03-2006 16:10:19

P.S. do Diário Digital.

Porque é que não escreve sobre o morgadinho de Gaia?

4evermaloud disse...

Pois é maloud, já tinha percebido..,mas já estava a gostar desta minha segunda pele..,ah,ah

francamente disse...

Toda a gente ataca o Mesinha de Cabeceira do PSD , deviam atacar as donas de casa e programas de virus

Anónimo disse...

alguem tem uma embalagem de Mafú?

sniper disse...

Maria de Lurdes,

Obrigado. Já vi também que os livros são editados pela D.Quixote.

Muito cordialmente

P.S.- Estava a ver que não vinha, :-)

Daniel Oliveira disse...

Caro VPV,

Porque será que trata a Clarinha tão mal?

Vá lá, mande-lhe um beijinho, já que a mim me mandou um abraço!

ja te topei disse...

«Cordialmente»

Gente fina é outra coisa, numa caixa com duas palavras , não dispensam a hipocrisia
- abaixo os fidel castro traidores da Marilû

austrolopiteco disse...

ORA PORRA PARA ISTO TUDO!!!!!!!!!!

xatoo disse...

pela qualidade e quantidade de referências ao semanário Expesso - pode-se concluir que pasquim belsemónico já causou mais vítimas por ingerência de estupidicação individualista aos seus desafortunados leitores do que própriamente os jornais todos juntos dos 48 anos de salazarismo.

(para maior prejuizo, agora com os micro-ondas, o pasquim apesar de ter resmas de folhas grandes, virou demodée para embrulhar tachos)

sniper disse...

Xatoo,

Em cheio..,ah,ah

pirata vermelho disse...

o extraordinário post em que opirata fala de 'mulherio' destinou-se a acabar com a carreira do pirata neste ambiente

OUTSTANDING!

pirata vermelho disse...

REPRODUZO
---
pirata vermelho said...
o mulherio é assim mesmo, todo igual, que é que estavam à espera?
dass!

10:09 PM
---
E NOTO

PIRATAunderscoreVERMELHO E NÃO COMO ASSINADO 'PIRATA VERMELHO'

estoutro é primo só de nome
não tem garra

amigo disse...

Oh esta caixa de comentarios fica mais pobre sem a sua participação.
Esperamos que tenha coragem para cá voltar.
Não ligue amigo na blogoesfera as mulheres arrasam qualquer um.
Tenha calma

pirata vermelho disse...

'Aquele outro', queria dizer

ESTE SOU EU

A silvia está desculpada

amigo disse...

Então já não vai embora, e nós aqui preparados para lhe fazer imensas mensagens de consideração.
Va faça lá de novo, e depois volta mas só daqui a uma hora , tipo Maloud , entendeu?

pirata vermelho disse...

a verdade é que eu sou paneleiro mas não estava à espera que se notasse tanto...

Borges disse...

porcaria de post

Capitão Tony Ventoinha disse...

FODA-SE e não é que ele escreveu mesmo aquilo que li. As cobras agora já não usam veneno lançam palavras. Isso deve ser porque o sr VPV "não foi feito para isto". Ora bolas e o veneno era tão mais letal.

Anónimo disse...

Caro Dr. V.P.V.

Já que está com as mãos na massa, não tem nada para nos dizer da Sra entrevistadora Ana Maria Sousa Dias? (penso que se chama assim, mas para evitar qualquer dúvida, a que usa os pêlos púbicos como cabeleira.)

Anónimo disse...

Caro Dr. V.P.V.

Já que está com as mãos na massa, não tem nada para nos dizer da Sra entrevistadora Ana Maria Sousa Dias? (penso que se chama assim, mas para evitar qualquer dúvida, a que usa os pêlos púbicos como cabeleira.)

-pirata-vermelho- disse...

Ora bem... o pirata vermelho declara-se um 'simpático rapaz'.
O que têm as pessoas, aqui! a ver com isso?

Ainda bem! Divirta-se se tiver com quem...

-pirata-vermelho- disse...

E, nada de ilusões o pirata vermelho não é a D. Maloud nem a prof do secundário que se encarniçou contra mim sabe-se lá porquê

-pirata-vermelho- disse...

(Mas!
Foi inteligente se não tivesse perdido por grosseria...)

Anónimo disse...

Grosseria? Também sabe vomitar eufemismos?

Anónimo disse...

As tentativas da professora coagiram as declarções do Pirata - foi obrigado a declara-se gay

Crisântemo disse...

Caro Dr. V.P.V.

Já que está com as mãos na massa, não tem nada para nos dizer da Sra entrevistadora Ana Maria Sousa Dias? (penso que se chama assim, mas para evitar qualquer dúvida, a que usa os pêlos púbicos como cabeleira.)

Anónimo disse...

O programa Malou avariou de vez , agora repete-se constantemente

ruy disse...

Eu também não gosto de comer gato por lebre.

Anónimo disse...

O pobre do Pedro Santana Lopes é um verdadeiro iman para atrair imbecis traiçoeiros.

Para só citar 3:

pôncio monteiro

henrique chaves (cara de porco)

clara ferreira alves

Anónimo disse...

Cinha Jardim

Anónimo disse...

Quem é imbecil atrai sempre os imbecis. É o espírito de manada.

Capitão Tony Ventoinha disse...

Eh pá, esta gente de facto não tem nada de melhor para fazer num Domingo à noite que comentar os comentários dos comentadores. Este mundo está de facto estranho. Sr VPV, sei que não vai ler isto, mas se fosse a si comentava os comentários dos comentadores do comentador deste blog. Isto é se me fiz entender.

Capitão Tony Ventoinha disse...

oh pra mim tão atraido por vcs todos...

Capitão Tony Ventoinha disse...

méééée...rda acho que me enganei, não é atracção é seguimento. As ovelhas não se atraiem seguem um tipo que assobia e tem um cão que guia. Ele de facto ladra mas não rimava.

Capitão Tony Ventoinha disse...

Bem, depois disto só resta ir buscar o papel higiénico, porque também preciso da mão esquerda para escrever e o bidé está avariado...se é que me faço entender, isto não é uma piada muçulmana, mas podia ser.

Capitão Tony Ventoinha disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diarreia
e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mental

lavador disse...

pois é

segui a sugestão e hoje, pela 4a.vêz, não consigo lêr o que está escrito.
ESTÁ tudo sobreposto, isto é embrulhado.

eu costumo ouvir o eixo do mal e acho piada.

já conhecia a menina, claro, mas acho que a estão a tratar mal, demais.

Porque ela foi sempre assim, até mantém ecológicamente o visual, e parece-me que ataca conforme o ciclo mens trual.
Mas às vêzes, diz umas merdices porreiras.

Também lhe digo que o VPV, nunca me serviu de referência consequente.
Mas acho que acerta alguas.
E sobretudo, depois de visitar todos os dias e amiude as retretes da Assembleia, constatou que sõ uns porcalhões.
Na retrete da Assembleia.
Porque políticamente, já estamos habituados.
E tanto quanto julgo saber, não se candidatou a "reinsserção", nem sacou as reformas dolosas dos deputedos que são centenas, fizeram.E...só fizeram isso.
Em nome do povo, sacando o povo e não beneficiando
o povo.
PORQUE ISSO, não é, não era, não será essa intenção.

É sempre bom que alguém nos transmita as experiências.
São uma espécie de "arrependidos", que permitem saber as verdades dos que... nem
se arrependem. Mesmo presos...depois.

Por mim, apesar do que pensava e penso, prefiro que o VPV,a CCS vá provocando estas diarreias escritas, porque tenho duas certezas:

1a. não fora este blog, não se sabiam verdades;
2a. não fora este blog,
não se diziam verdades;

inconsequentes talvêz,mas sentidas.

Não falo do parvalhão do monhé dos eles,De Vilhennaaa, whatever, nem do agora e persistente pirata vermelho que mais parecem gays e para os quais tenho pouca paciência...
Mas para quem acompanha o evoluir do envelope 9,
continuo, a pensar que afinal, o alberto joão lá sabia.!!!

Essa do fundão, continua a criar-me apetências.

Não vai ser fácil, mas temos de arranjar um esquema para os grunhos não descubram o gozo.

Fale do MEGA Projecto de SESIMBRA. Outra golpada... sem opa.

A propósito.
Também recebeu medalha?
o pobre do motorista do compaio, deve estar frustrado...
Ele e emplastro da sic.
porra, o rapaz até tem dentes novos de borla que o outro artista lhe arranjou...
gaita, eu estava a comer um frnguito de churrasco e partiu-se-me a placazita.

Lá telefonei ao meu dentista e o rapaz amanhã, vai fazer de urgência, a rectificação necessária para eu poder almoçar.
Do meu bolso, porque "urgências de saúde" em Portugal, são só para deputados, ministros, professores, amigos influentes.

Mas morrem todos e há gajada, que devia desaparecer ràpidamente.

Só fazem merda enquanto são poder.

Capitão Tony Ventoinha disse...

Eh pá com isto tudo já me esqueci do que não ia dizer...

Anónimo disse...

NÃO CONHEÇO PESSOALMENTE A CLARA, MAS GOSTO DE A VER E OUVIR NO EIXO DO MAL. UM BOCADINHO PRESUMIDA, ÀS VEZES, MAS COMO NÃO É DOUTORA, TEM DESCULPA.

O VPV DE CERTEZA QUE SE PASSOU.

E QUAL A RAZÃO DE TANTO AZEDUME PARA COM UMA MULHER QUE VALE DOIS VPVs? QUAL, VPV?

Anónimo disse...

EU AMO A CLARA FERREIRA ALVES.

Anónimo disse...

EU ADORO A CLARA FERREIRA ALVES.

Anónimo disse...

A RAZÃO? AFINAL ELE FOI FEITO PARA ISTO. E ATRAI OS COMENTADORES,QUE TAMBÉM FORAM FEITOS PARA ISTO

lavador disse...

ora cá está.......
o blog a....funcionar.
o vpv a resultar...
a clara, a facturar.... ,

lavador disse...

facturar...não significa
desde logo, lucrar.

Atenção....

Capitão Tony Ventoinha disse...

...e eles ganham dinheiro com isto não é? Isto é que me lixa, ou melhor, fode, pois eu faço este comentários de graça e de graça já sabemos, só a merda, e mesmo assim ás vezes sai cara.

Anónimo disse...

LAVADOR E VENTOINHA, AINDA A PÉ? ANDOR JÁ PARA A CAMA, SEUS FEDELHOS. DESINFECTAR, ANDOR!

Capitão Tony Ventoinha disse...

Eu vi logo, foram todos ver os óscares, por isso a coisa acalmou. Ai a ilusão a ilusão.

Pedro Nogueira disse...

Destilado o veneno tenho a dizer que este post é forçado e intelectualmente desonesto. Não é por aí, sinceramente...

Anónimo disse...

医治Vasco, Clara 夫人不该当您的注意, 她是设法拾起人和一些钱的母狗!

Anónimo disse...

同样多工作看翻译引擎知道什么这先生并且写Vasco 和Clara 一个, 是在它恶和不是谷惩罚的这样方式工作, Clara 你是是什么它, 并且Vasco 并且, 即使如此更喜欢Clara 一个, 必须是好的在床, 是一种可能性。

Unreconstructed disse...

A Clara Ferreira Alves tem nome de vinho branco barato; de resto, se um ex-MR de Almada tomou conta do Berlaymont, porque não há-de uma ex-MR de Coimbra tomar conta da Casa Fernando Pessoa? De resto, a culpa é de quem a lê - e de quem compra a merda do Expresso (esperem por domingo e comprem o Observer, que custa praticamente a mesma coisa).

Ofélia disse...

Uff...consegui chegar ao fim e concordo. Sobretudo com este comentário:
同样多工作看翻译引擎知道什么这先生并且写Vasco 和Clara 一个, 是在它恶和不是谷惩罚的这样方式工作, Clara 你是是什么它, 并且Vasco 并且, 即使如此更喜欢Clara 一个, 必须是好的在床, 是一种可能性

Anónimo disse...

어떤 이 신사를 알고있,Vasco과Clara을 쓰기 위하여 유사하게 많은 보는 일은 엔진을 번역하고, 그것안에 사악하 골짜기 형벌이 아니고 너가 무엇이든 그것 이는 그런 방법 일,Clara, 및Vasco이고지 않, 그렇다고 하더라도 좋아한다Clara을, 이다 1개의 가능성 침대안에 좋으면 안된다.

Anónimo disse...

Подобно много посмотренной работой переводит двигатель для того чтобы знать любого этого джентльмена и написать Vasco и Clara, wicked в ей и не будет штраф долины такие работа, Clara вы любое оно, и Vasco дороги, котор и, even so любит Clara, не должна быть хороша в кровати, одна возможность

Anónimo disse...

Δεν πρόκειται να μην αντιληφθώ τίποτα όλων αυτών των πραγμάτων. Παρακαλώ θα εξηγούσατε;

Anónimo disse...

繰り返すために気にするか。

Anónimo disse...

Porra, isto está cada vez mais poliglota!

Anónimo disse...

O cavalheiro tem toda a razão!

Anónimo disse...

Niet nu, moet ik zuiveren!

Anónimo disse...

仮説的な"は。" 読まれるかだれ Clara Ferreira Alves 明確な鍛治屋は(年に現在の12. で難しさと着いた) 、重大な文学(それがずっと熱狂的なパルチザンであるかだれをの かだれが の古典" 、作家年に発表されるロマンスの著者と決してへの従って明白のの"雑誌" の判読不可能なコラムの所有者にずっと、(出版され、よく隠される) への最後の英国の専門家を、あった1 日"家 のフェルナンド人が" 誓わないピーターSantana の軽走の知られていた無責任、である。そこにからの前方に、Clara 非常に重要な鍛治屋および"ピーター" 、前述の: "foda-se!"それはそれがずっと熱狂的なパルチザンであるかだれをの明白のの"雑誌" の判読不可能なコラムの多くの友人の所有者(、よく隠れた) 、だったピーターSantana の軽走の知られていた無責任のための"家フェルナンド人" のの1 日のVasco のConstança。そこにからの前方に、の鍛治屋及び前述のそれとして"ピーター" は、ずっと多くの友人である Clara: "pqtp!".

Anónimo disse...

Già se non può defecare alla volontà?!

Anónimo disse...

Nur auf dem Sonnesatz, im Kairo!

Apatrida disse...

O que eu adoro na Clara é quando ela escreve sobre as suas viagens com o cartão Gold na classe executiva da Tap - é genial! Os professores da provincia ficam cheios de inveja! Deixem-na em paz... ela é um dos melhores exemplos do provincianismo português bacoco e parolão!

Anónimo disse...

Ich mag nicht im Kairo klar werden, bilde mich fühlen schlecht und das Papier ist vom Papyrus, es nimmt alles in die Finger!

/me disse...

Eu sou outro que também discorda em absoluto que a coluna da Sra. Clara Ferreira Alves no Expresso seja ilegível.

E acho este texto francamente deselegante. Francamente, do Expresso a CFA é das menos criticáveis... Também, há lá cada um...

Solteirão disse...

Como diria a Sílvia (praí 20º post) isto cheira a guerra de comadres...não havia mais nada de importante para dizer mal esta semana?!

Bem sei que os temas começam a escassear mas porquê tanto azedume com a Dra. (é ela que se auto-intitula?) ou é porque não teve boas notas no liceu?

Anónimo disse...

Mas há algum mal em biografar uma figura pública que tem andado, esporadicamente, nas bordas do poder?
Que venham os seus apoiantes escarrapachar-lhe aqui as virtudes, para ficar-mos a saber tudo: os defeitos e as virtudes.

Anónimo disse...

Aliás, vejam o Eixo do Mal e observem que a senhora também não é virgem na utilização de comentários deste tipo, direi mesmo, piores,

Anónimo disse...

os postes de v.p.v fazem lembrar aqueles cagalhões ainda frescos sobre os quais centenas de moscas-comentadoras lutam por um lugar. felizmente que não há lugar para mim onde existe tanta merda.

Sílvia disse...

Estes anónimos poliglotas são bachareis em "Língua de Sogra", licenciados em Engenharia de Bujarrona, pós-graduados em Inveja Nacional, mestres em Provincianismo Bacoco e doutores em Roman Mob.
Melhor é impossível!...

Anónimo disse...

Um presunçoso a falar de outra. Boa...

Maloud disse...

adsadsasdfafsafsadasfafsgsgdfagdfgdfgdfgdfagahgnhfhjjfhgfhnfhnjmhffdgdfgdfdhdghdghadadgjatjruhrtyty

Bem me queria parecer que qualquer um podia aqui meter o neme que quizesse....

Fechem a caixa de comentários, abruptem-se ou limitem-se a ver "morrer" o blog....

Annônhimo

Anónimo disse...

Substitua-se a Clara pela Silvia , ao menos a Clarinha não vem para aqui mandar blefés

Anónimo disse...

Brilhante. Muito obrigado por este momento de prazer.

Anónimo disse...

O que é verdadeiramente curioso é que ninguém nestes comentários fala a sério sobre a questão levantada por VPV.

A Clara Ferreira Alves é obviamente uma oportunista que, simulando frontalidade, muda de campo de acordo com as suas conveniências que são obviamente viajar em executiva, com cartão gold para destinos exóticos e pseudo intelectuais. Mas isso só interessa na medida em que se reflecte na sua intervenção pública onde conseguiu um lugar de algum destaque vá-se lá saber porquê. O que não foi ainda dito é que nas suas opiniões, muito palavrosas e ditas com um ar sério, nada de relevante é dito, nada de novo ou de importante é acrescentado. Oscila entre o pastiche literário que só quem não lê não identifica imediatamente, um pseudo conhecimento da realidade árabe que só engana quem quer ser enganado e um "agarrem-se senão eu mato-o" que obviamente não assusta ninguém.
Depois tem as desleadadezinahs próprias do género: se lhe dá jeito diz bem, se não lhe dá, diz mal.
Deve haver poucas pessoas mais notoriamente ziguezagueantes. O apoio e desapoio a Sá Fernandes, os ataques e apoios a Mário Soares, esta história com o Santana Lopes, a ida e não ida para o DN.

Mas a solução é simples: não ler.
jmm

Anónimo disse...

O que pode separar o senhor dr. Vasco Pulido Valente da vulgaridade, e nós todos, para lá das letras que tem, é a educação. Esta frase minha é tacanha. Também convido à réplica em inglês. Mas serve. Perder a civilidade, submerge na merda, sobre a qual o dr. VPV julga que patina.

Anónimo disse...

Vamos por partes. VPV alega que CFA é uma falsa Dra. De facto, se CFA não tem doutoramento, não teria direito a usar esse título - que não obstante, em Portugal, qualquer bacharel habitualmente usa e reivindica. Agora pergunto: o VPV, putativo doutorado, não passa a vida a dizer falsidades? Passa, sim senhor. Vide, por exemplo, o que diz hoje sobre Teixeira Gomes. Então o quadro começa a completar-se: o doutor aldrabão denuncia a falsa doutora.

A qual deles é que eu comprava um carro em segunda mão? À CFA, sem dúvida. Creio que toda a gente assim faria. Nunca ouvi a CFA a reclamar-se doutora, aliás.

A conversa do VPV destina-se a tentar convencer o pagode do contrário: que ele, sendo doutor, é verdadeiro, fiável, está de boa fé, é honesto, é conhecedor, é isento, etc; que a CFA, tendo eventualmente tido más notas e não tendo estudado em Oxford (supremo critério da vida, para VPV), não diz coisa com coisa, é ignorante, tendenciosa e aldrabona.

Sucede, porém, que é o inverso que se passa. Não pondo as mãos no fogo por nenhum deles, à partida em quem eu acredito mais é na CFA. A honestidade não é um curso de Oxford, VPV.

Anónimo disse...

Anónimo das 11.25 = VPV, himself, ou talvez um J que não é MM, mas é parecido!
Anónimo das 12.01 e 12.15 = CFA, herself!

VPV disse...

Clara Ferreira Alves é obviamente uma oportunista que, simulando frontalidade, muda de campo de acordo com as suas conveniências que são obviamente viajar em executiva, com cartão gold para destinos exóticos e pseudo intelectuais. Mas isso só interessa na medida em que se reflecte na sua intervenção pública onde conseguiu um lugar de algum destaque vá-se lá saber porquê. O que não foi ainda dito é que nas suas opiniões, muito palavrosas e ditas com um ar sério, nada de relevante é dito, nada de novo ou de importante é acrescentado. Oscila entre o pastiche literário que só quem não lê não identifica imediatamente, um pseudo conhecimento da realidade árabe que só engana quem quer ser enganado e um "agarrem-se senão eu mato-o" que obviamente não assusta ninguém.
Depois tem as desleadadezinahs próprias do género: se lhe dá jeito diz bem, se não lhe dá, diz mal.
Deve haver poucas pessoas mais notoriamente ziguezagueantes. O apoio e desapoio a Sá Fernandes, os ataques e apoios a Mário Soares, esta história com o Santana Lopes, a ida e não ida para o DN.

VPV

(isto dá para tudo)

Anónimo disse...

EXACTO, JÁ VERIFIQUEI!

Omar Khayyam disse...

Cum caneco... ó Clara Alves, chape com um chouriço na cara do gajo... diga-lhe que você é ainda mais gira que o Paulo Portas. E mais, que o sexo naquela idade é desconselhável. Diga-lhe ainda que gosta de bom vinho e ainda mais de Paris. E atire-lhe com aquela crónica sobre os caixotes do lixo da sua rua à cara. E depois peça-lhe educadamente que a descodifique. Se o não fizer, explique-lhe que era a ele(VPV) dedicada.

Omar Khayyam disse...

O marafo do VPV disse isto: "Chateaubriand dizia que, se é triste envelhecer num mundo que se conhece, é muito mais triste envelhecer num mundo que não se conhece e de que não se gosta."

Percebem agora porque disse o que disse da Clara. Está a ver passar o mesmo eléctrico à demasiado tempo, não muda de óculos há muito tempo, fuma os mesmos cigarros há tempo a mais e não dá uma repinada queca desde que Chateaubriand deu reparou que já não conseguia reter águas e que estava sem força na verga.
Por seu lado, a Clara, ao que parece, tem excesso de lubrificação mas anda com falta de rosas na soleira da porta. E, como se sabe, nas mulheres excessivamente lubrificadas, à diminuição de rosas na soleira da porta, corresponde sempre uma emenda à original descrição do por do sol no Cairo.

Anónimo disse...

O anónimo das 10.42 é que tem razão, a CFA faz comentários iguais ou piores no Eixo do Mal (um nome apropriado). Não me esqueço de uma vez, logo nos primeiros programas, em que passaram o tempo inteiro a gozar com o Marcelo Rebelo de Sousa por recomendar livros que não lia, depois cada um saca do seu livro para recomendar, o dela era o The Plot Against America, que ela recomendava, confessando estar apenas na página 20 0u 30! E isto sem ser a gozar!
Luc

Anónimo disse...

Ó Luc, eu quase nem consigo acreditar que essa sua tenebrosa história sobre a CFA possa ser verdade!

Anónimo disse...

O Omar Caiã é um ordinarote com uns pozinhos de literatura, que saiem com a escova. Não beba álcool, seu Omar.

Jorge disse...

Em cheio na mouche!

Anónimo disse...

Não se fala publicamente de lubrificação a uma senhora, nunca lhe ensinaram? Esta caixa escatológica atrai toda a espécie de varejeiras, de facto.

Grunho disse...

O VPV devia estar calado.
será que ele se julga superios à CCA?
Oscila entre o pastiche literário que só quem não lê não identifica imediatamente, um pseudo conhecimento da realidade árabe que só engana quem quer ser enganado e um "agarrem-se senão eu mato-o" que obviamente não assusta ninguém.
Apesar de tudo prefiro as opiniões da CCS.

grunho disse...

Desculpem a falta de aspas entre:Oscila e: ninguém

Anónimo disse...

Embora não goste deste post de VPV, tenho que lhe reconhecer o mérito de assumir as acusações que faz, ao contrário da visada, que não é apenas a pessoa que conhecemos do Expresso e do Eixo do Mal, mas também alguém que, de há muito tempo a esta parte, na blogosfera, protegido por pseudónimos vários e muitas cumplicidades, disfere golpes a torto e a direito sobre quem muito bem lhe apetece - consigo "vê-la" no Afixe, Esplanar, Devagares e pressinto que não se fique por aí.Será que ando a ver demais? Não incluí no rol o blog unipessoal Canhões de Navarone, já que é um registo em que surge igual a si própria, sem a preocupação de disfarçar.

Curioso-sério (segundo o Abrupto)

Anónimo disse...

EU AMO A CLARA FERREIRA ALVES!

Anónimo disse...

EU ADORO A CLARA FERREIRA ALVES!

Anónimo disse...

Se isso é verdade, VPV, então a sra. CFA é tão pouco doutora quanto o senhor "VPV" é Pulido ou mesmo polido.

Jose Sarney disse...

VPV,

Arre, que não sei se gostarei de conhecê-lo alguma vez!

Mas, tem razão quanto ao "lambebotismo", muito "português"! Asqueroso, mas de profundo enraizamento.

Anónimo disse...

Venho acrescentar algo de positivo antes de ser Doutora, jornalista, escritora e critica era Alves, simplesmente Alves, só mais tarde adoptou o nome de Clara
É não sei se é verdade mas é a minha opnião, a Clara já foi o Alves

/me disse...

Acabei por não perceber o porquê deste ataque tão grande à CFA, quando tantos outros do Expresso merecem ataques muito mais arrasadores. Dizer que a mulher escreve mal parece-me ser pouco mais que subjectivo. Eu gosto de a ler, da sonoridade com que escreve.
É pretensiosa? Não é a única... Muda de opinião? Tudo bem. De acordo com interesses? É como o resto do país.

Ninguém está acima de crítica, mas um pouco de moderação não ficaria nada mal a vpv.

e-konoklasta disse...

A coisa é grave e, se calhar, muito mais grave do vos parece. É que se os outros do expresso são tão medíocres ou desprezíveis que a CFA, e que só ela leva uma destas, só pode ser descriminação "positiva", talvez pela proximidade do dia da mulher. Será que VPV é misógino ? ou então é o primeiro post duma longa lista em que virá puxar as orelhas de todos os colonistas vira-casacas, pretenciosos e cheios de tiques... cuidado com os telhados de vidro...

Anónimo disse...

NEM A CLARA É DOUTORA NEM O VPV É POLIDO.

Anónimo disse...

Para a semana, o historiador VPV vai descobrir no arquivo do avô dele a prova irrefutável de que Teixeira Gomes era do Partido Socialista.

Angie disse...

Também eu ia caindo de pasmo com a lata da última Pluma Caprichosa...É obra! E eu a julgar que por certas bandas os valores estavam moribundos...Mas não! Estão mortos e bem mortos...

Mas já agora, alguma cross examination:
1- Sempre ouvi dizer que a CFA era jurista. Por Coimbra (VPV, você não gosta de Coimbra, nem da U, já sabemos à exaustão). Mais coisa menos coisa, deve ser da minha fornada, ou próxima - embora não me lembre dela por lá. Será mentira, ou a sua afirmação sobre as habilitações da senhora era uma metáforazinha maldosa?!
2- Gosto da coluna dela, sim senhora. Mas não em demasia. Acho que se tornou simplesmente cansativa pela excessiva longeviade. Prazo de validade por prazo de validade, preferia então aturar o JASaraiva...Ela devia partir para outra.
3- Há dezenas de pessoas a escrever coisas muitíssimo mais interesantes e frescas em Portugal. Porque é que temos sempre de gramar os mesmos? Os detentores dos espaços 5 ++++++ estão longe de merecer o monopólio da boa e culta opinião.
4- Ao que consta, a CFA foi 1 boa directora da Casa FP. Também não era difícil fazer melhor do que até então fora feito.
5- "Caprichosa" é de resto a palavra chave na pessoa em apreço. Não está lá por acaso. Pretende insinuar quer o apuro aturado da escrita, quer o direito (potestativo) à opinião saltitante, embora como revelação de independência e livre pensamento, e não propriamente de variação oportunística (que é o que de facto concluimos ser na verdade).
6- Quem atentasse sem grande esforço no Eixo do Mal, há muito que se apercebia que as suas difíceis contenções acerca de PSL nada auguravam de edificante... Embora pessoalmente eu não ache que aceitação de 1 nomeação implique total rendição, ou compromisso de fidelidade absoluta. Implica, sim, penso eu, um são compromisso de lealdade (que é coisa um pouco diferente...).
7- O artigo da última UNICA diz, em suma, tudo o que há a dizer acerca de CFA. Não é leal, e usa essa demonstração quando não estava imperiosamente forçada a fazê-lo. Escolheu escrever, e escolheu dizer o que disse. Muito, muito feio.
7- PSL "merece" estas coisas todas. E muito mais. E é alguém sobre quem é 100% ocioso discutir eventuais danos morais, matéria que ele desconhece em absoluto na sua substância.
O que não serve de atenuante, em todo o caso.
8- Pode gostar-se da má língua ou não. Pessoalmente, não gosto especialmente dessa ferramenta. Mas viperino por viperino, ao menos que se seja como VPV: assumido.
A menos que este ainda me reserve mais um desgosto.

Obs 1: Apesar de tudo, VPV tem lá qualquer fraquinho por ela...Não repararam que a foto de CFA é altamente favorecedora?!Está no seu melhor...
Obs 2: VPV, não sei que adjectivos encontrará vc no futuro para pôr a ridículo os jornalista emergentes da era DB ( depois do processo de Bolonha). Que herdarão os ditos espaços 5 *...
Espero deliciada...

Anónimo disse...

Viperino Por Viperino = VPV

Acaba de descodificar a sigla, cara Angie. É genial.

Anónimo disse...

Os fraquinhos de VPV, em virtude de antiga e persistente patologia, revelam-se sempre por chicotadas. Outra justa intuição, Angie. Você sabe mais do que deixa entrever...

Anónimo disse...

Lembro-me de uma Pluma Caprichosa, aqui há alguns anos, em que a CFA falava da altura em que estudava Direito, apesar de preferir lançar-se aos clássicos...

فارسی disse...

که تو مسنجر هستش استفاده کرده اید؟ با این قابلیت میتونید کارهاتونو زمان بندی کنید و این بخش از برنامه یاهو مسنجر در سر ساعت و روز مقرر اون ها رو به شما گوشزد میکنه.این برنامه نسخه فارسی شده همین قابلیت رو به مسنجر شما اضافه میکنه و براحتی با همین قابلیت به زبان کاملا فارسی میتونید کار کنید و تاریخ ها هم هجری شمسی هستش و مشکلی نخواهید داشت.

Anónimo disse...

Estão de parabéns. A conversa foi mais rasca que a de cabeleireiro, mas foi poliglota.

Anónimo disse...

Sniper & maloud: Assisti ao início da carreira jornalística da CFA. Comecou no Correio da Manha, na época do fundador e renegado Vítor Direito. Foram as boas almas do PS- Largo do rato, Gabinete de Imprensa da altura, que a colocaram lá e a escrever no matutino concorrente pago pela Internacional Socialista, o Portugal Hoje. Depois, vieram os anos 80 e entrou no Expresso. Era bonita,misteriosa e lia em inglês. Tirou partido disso, como a dra.Filomena Mónica o fez e o revelou/escreveu na Autobio. Entrou no espaco literário com a camisola do Expresso, onde pontificavam aqueles seres de infinita mediocridade como o Vicente Jorge Silva, o Pomar,a Helena Vaz da Silva e o Diogo Pires Aurélio, entre outros. Como era bonita,fugaz e misteriosa: todos queriam fazer SPAC, usando a consagrada expressao do ME Cardoso, que se revelou também no Expresso. Portanto, comeco de carreira no incrível( à época) CM, salto para o PS-Largo do Rato-G.Imprensa. Depois, o mundo à parte do Expresso, onde deve estar há cerca de 25 anos, pelo menos.NIET

Anónimo disse...

Nada que já não se tenha visto. Quase todas as carreiras em Portugal se constroem assim. Nós já não estranhamos, caro Niet. Estranhamos é, quando uma carreira se constrói diferentemente. Mas nenhuma carreira se constrói diferentemente. Portanto, nós nunca estranhamos.

-pirata-vermelho- disse...

A angie agradeço o brilho e a graça com que me fez cair em mim - a tal CFA (assim citada)é uma girosa que como diria a dona deste espaço 'não passa de um produto reciclado'... e agora!? do maio-de-68? do 25-d'abril? Tanto faz... a tal CFA adequa-se, não acrescenta nada às 'rapariguitas das docas'.
Para quê dar-lhe mais uma linha de atenção que fosse?

Rómulo Nicolau disse...

Não Há dúvida... é o MAIOR!!!! Não se desperdiça nem uma gota do escocês nectar que emborca...

Sílvia disse...

"Não julgues...
Habitas num recanto mínimo desta terra.
Os teus olhos chegam
Até onde alcançam muito pouco...
Ao pouco que ouves
Acrescentas a tua própria voz.
Mantém o bem e o mal, o branco e o negro,
Cuidadosamente separados.
Em vão traças uma linha
Para estabelecer um limite."
(...)
Tagore, Julgamento

what?!! disse...

Pela sua natureza confessional, os blogs permitem este tipo de excessos biliares. Agora misturar delíquios e ais de tristeza pelas oportunidades perdidas de um país no qual se viveu e se teve a oportunidade de intervir com ataques desferidos com a velha arma do argumento "cama" contra quem exprime as suas opiniões com coragem, parece-me, definitivamente, muito ancien regime. Evoluam ou extingam-se!

Anónimo disse...

Ainda bem que voltou a entrar aqui a cara da Sílvia. Já tinha saudades desde ontem. É bem educada, bonita, tem humor e ainda perde o seu tempo a ensinar poesia às víboras. Será santa?

Anónimo disse...

Se fechas a porta a todos os erros, também a verdade ficará de fora (Rabindranat Tagore)

Anónimo disse...

São as lágrimas da terra que mantêm o brilho dos seus sorrisoa (Rabindranath Tagore)

Anónimo disse...

BOA NOITE, ESTIMADOS BLOGONAUTAS.

QUERO LANÇAR NESTE GENEROSO SITE UM CONCURSO NACIONAL.

O TEMA É:

OS PODRES DE VPV E CCS

HAVERÁ PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO PRÉMIO PARA OS MELHORES PODRES DE VPV E IDEM, ASPAS PARA OS MELHORES PODRES DE CCS. UM PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI (THAT'S ME, MYSELF) SERÁ CONCEDIDO A QUEM CONSEGUIR UMA HISTÓRIA ESCABROSA (VERDADEIRA OU FALSA, NESTE SITE TANTO FAZ), TIPO PEDOFILIA, BESTIALIDADES (SEXO COM ANIMAIS), COPROFILIA, ETC. MENÇÃO HONROSA PARA QUEM CONTAR UM CASO DE CORRUPÇÃO OU NEPOTISMO, DE PREFERÊNCIA COM SEXO E POLÍTICA PELO MEIO. PRÉMIO DE CONSOLAÇÃO POR UMA HISTÓRIA DE IMPOTÊNCIA SEXUAL, FRIGIDEZ, ETC.

Anónimo disse...

CFA, quem com ferros mata, com ferros morre.

MrMarmota disse...

Caro vpv e ccs(n me chame constança q me poe tansa):
Suponho q a sua caixa craniana esteja recheada de trampa hemorrágica de canídeo parasitado.
Já n tem idade para tratar tão cobardemente(na net)1a pessoa bem mais interessante q o sr.Enfim..vat69 a mais..

Anónimo disse...

mrmarmota, compre um vibrador, please!

Anónimo disse...

carissimo, não se diz vibrador, mas sim um DILDO".

Não sabe a diferença? nem queira saber

Anónimo disse...

Meu Deus, ninguém ensina o camarada vasco a não escrever enquanto bebe? Fica tudo tremido, até a fotografia
Crítico

patrick blese disse...

ehehehehe! grande vasco!
!

Anónimo disse...

"mrmarmota, compre um vibrador, please!"....quem é esta personagem q tanto acrescenta a discussao...? receio q o vpv e a ccs nao sejam os unicos cuja "caixa craniana esteja recheada de trampa hemorrágica de canídeo parasitado.".... mais conteudo, sr anonimo...

H. Ramos disse...

Cada vez mais esclarecido. Foi a dica dos campos de golfe, agora esta... Há mais???

Anónimo disse...

Nunca leram Freud? O ódio do VPV pela CFA só denota um amor subconsciente por ela! Quanto mais te bato...

Anónimo disse...

«As pessoas que escrevem nos blogues, como muitas das que escrevem nos jornais, como as que falam na televisão, dão aquilo que elas julgam que serão opiniões. Políticos falhados, jornalistas frustrados e tanta outra gente completamente iletrada, que não conhece os assuntos, e podiam dizer aquilo, ou o contrário, que era igual ao litro. Mesmo a maior parte dos cronistas são ignorantes, e o que escrevem são crónicas desnecessárias ou desabafos, aquilo a que chamo jornalismo da indignação. Mas faz muito sucesso, porque como as indignações são básicas, há muita gente a partilhá-las, e a ficar feliz por o senhor X, que até escreve no jornal, pensar como elas.» Vasco Pulido Valente ao "Notícias Magazine".

Ruvasa disse...

Viva, VPV!

Também eu não gosto da senhora em causa.

È pure...

Se não perdeu a lucidez e o sentido da conveniência e do ridículo, V., VPV, estará, a estas horas, bem arrependido de ter partejado (perdão, "parido" é mais apropriado) tal post.

É que, com ele, abriu portas para que logo surgisse, em catadupa, o pior que tem a idiossincrasia portuguesa.

Não crê? Acha que exagero? Então, convido-o a que leia com atenção o chorrilho de dores, invídias, necessidade de deitar abaixo que por aí ficou esparramado, até em alemão, imagine! Ainda por cima, cereja no topo do bolo, quase tudo anónimo, como convém a cobardolas que muitos de nós somos e, uma vez mais, aqui ficou demonstrado ex abundante.

V., VPV, é capaz de muito melhor. Está bem capacitado para ir além, muito além, da mera peixeirada de frustrados verrinosos, que da vida retiram como única satisfação não permitirem que alguém - seja quem for, até um VPV! - saia da mediocridade rastejante em que eles próprios se movimentam. A célebre invídia e necessidade de rebaixar o outro para, com isso e porque de outro modo não o alcançam, se levantarem eles, tão característica de portugas menores.

V., Vasco, é capaz de bem melhor. Como já provou. Mesmo por muito ácido que se mostre - o que não constitui defeito por si, mas é pecado mortal quando, consciente ou inconscientemente, arrasta outros menos preparados para tais aventuras.

Porquê, então, dar cobertura e, pior do que isso, suscitar uma tal merdice? Com a experiência que tem, certamente que não desconhece que, quem na merda chafurda, amerdado sai.

Ora, experimente lá apagar o post e tudo o que se lhe seguiu, pomposamente arvorado em comentário! Verá que, chegado à janela aí de casa, o sol lhe parecerá mais brilhante e primaveril... vivificante, enfim!

A vida, VPV, não é isso, negação constante e amerdamento. É, pelo contrário, afirmação, luz, construção.

A continuar como está... porra!

Cumprimentos desanimados.

Ruben Valle Santos

Unreconstructed disse...

Ao Sr. Ruben Valle Santos: a ortografia de eppure é eppure - e não È pure (que não quer dizer puramente nada).

Ruvasa disse...

Viva, anónimo, pelos vistos mesmo não reconstruído.

Por via de regra não respondo a anónimos. Se não têm coragem para se mostrar, não merecem resposta.

Abro uma excepção a seu benefício.

Grato pela informação, de que, aliás, não necessito, por saber do que falo.

Na actual língua italiana o termo é, como bem diz, "eppure".

"È pur", o pai da célebre frase, Galileu Galilei de seu nome, não a proferiu nem escreveu como o meu caro afirma, mas sim como eu grafei, excepção feita ao "e" de "pure", que surgiu por lapsus calami. É a diferença. Falamos de coisas distintas, embora com sentidos iguais.

Se puser o seu "search engine" a funcionar em pleno, logo se aperceberá da sem meia razão da sua observação.

De qualquer modo, agradeço-lha, pois me deu a oportunidade de esclarecê-lo.

Agradeço-lha ainda porque ela veio, afinal, fazer prova da tese que eu defendi no meu post anterior. Nem de propósito, hein?! É que o meu caro não encontrou, em tudo quanto escrevi, nada para "comentar", pelo que teve que limitar-se a "deitar abaixo" o atrevidote que teve o desplante de chamar um "deus" à pedra...

Cumprimentos

Ruben Valle Santos

paciente inglês disse...

Não direi que a senhora escreva mal.Apenas me desagradam a insuportável arrogância, a incontida necessidade de mostrar erudição e as cansativas referências a pessoas que reputa de ilustres e a lugares onde o comum dos mortais nunca sonhou ir.

Depois, há falta de ética. Ao escrever daquela forma sobre Santana, mordeu, lamentavelmente, a mão que antes lambera.

Tão mau, ou pior, sob outro prisma, foi ter usado o espaço que o Expresso lhe concede para fazer campanha ostensiva e despudorada por Soares, na VÉSPERA da eleição.

O Vasco é mauzinho, lá isso é, mas ela não só merece como se põe a jeito.

E ele raramente erra quando dispara contra ALVES destes...

JFS disse...

Obrigado pela boa disposição que me proporcionou, que prevejo dê para toda a semana. Bem haja.

Anónimo disse...

Gosto de ler o que o VPV escreve, mas para alguém que tanto critica o que é que tem no currículo como obra feita? Qual foi (e é) a contribuição do VPV para corrigir, emendar, melhorar o que tanto critica?

Aguardo esclarecimento.
PF

Anónimo disse...

O que se não pode negar é que este é um dos poucos lugares onde a censura ainda não chegou!

Anónimo disse...

Devemos-lhe entre muitas coisas a lucidez e a Torre do Tombo.

Anónimo disse...

Felizmente, da lucidez não terá o VPV o monopólio.
Torre do tombo? Como exactamente?
E mais? Haverá obra proporcional à língua viperina? (E não quero com isto minimizar a qualidade e a importância da crítica).

Confesso a minha ignorância e gostava mesmo de ser esclarecido, mesmo que com apenas "três pinceladas".

Obrigado,
PF

Anónimo disse...

Paciente inglês, o seu telefonema pedindo socorro ao Jorge, foi, talvez, o que aqui se escreveu com mais sentido de humor. Parabéns.

mguimaraes disse...

Sou leitora quer de VPV (livros e artigos de opiniã0) quer de CFA (artigos no Expresso). Aprecio a acutilância que colocam na suas observações e a importante contribuição que cada um traz para a nossa formação e informaçáo.Não entendi a fúria talibã do cidadão VPV.

Anónimo disse...

Este Vasco é intratável. O chivas é bom ò vasco ehehhehehehhe

JMTeles da Silva disse...

Confesso-me: nunca li VPV nem CFA!
Podem ter a certeza que a partir de agora também não o farei.
E o senhor(a) que escreve em pretenso russo lá atrás можно более изучать , além de não dever fazer considerações públicas sobre as qualidades de uma senhora na cama. A menos que tenha confiança com ela. всего хорошего, гражданин! :)

ZekezCarvalho disse...

Brilhante crónica caro VPV. Serviu para dar a essa viperina senhora uma prova do veneno que destila no Eixo do Mal (ou noite da má língua dos pseudo-intelectuais). Foi também a primeira coisa decente que você escreveu desde a eleição do professor Cavaco Silva para presidente, quando se deu a sua enésima contra-curva ideológica, passando a apóstolo militante do ateísmo...

Anónimo disse...

"Fúria talibã", por um lado, ainda é pouco, por outro, erra na pontaria. Um talibã acredita em alguma coisa (fanaticamente, é certo), mas VPV acredita em quê?

Ele especializou-se em deitar abaixo. Pessoas, governos, instituições, ideais, ideias. É o demolidor público número um. Já não é de agora. E nem sempre deita abaixo a esquerda, às vezes atira-se também à direita como gato ao bofe. Ele arma-se em supremo juiz da esquerda, do centro e da direita. Normalmente, trata toda a gente de atrasados mentais. Ou de analfabetos. Ou de torpes. Ou de baixos-políticos. Ou de corruptos. Ou de traidores e mal agradecidos. (Sabem bem que eu não estou a exagerar nos termos, são mesmo os dele.) No limite, salpica de vícios e aberrações sexuais pessoas que ou não querem ou já não se podem defender. Tudo sem a menor preocupação ou exigência de rigor e fundamentação, que ele devia conhecer da profissão de historiador.

Na digna linguagem escatológica do digno senhor ruvasa (autor de cinco referências a fezes e seus derivados), excremento atrai excremento. É, em grande parte, o caso. E VPV/CCS não se podem queixar.

Anónimo disse...

O rigor e a fundamentação, mais o dever de ouvir duas fontes contrárias ou bem distintas, também são exigências dos jornalistas e não só dos historiadores. Peço desculpa à classe.

paciente inglês disse...

Caro anónimo das 2.11 PM,

Ainda bem que gostou. Confesso que me diverti a escrevê-lo e acho que não deveríamos perder de vista a dimensão lúdica.
Não vale a pena abrir frentes de confrontação. Somos amadores, levemos isto com um sorriso, o preço é o mesmo.

Cumprimentos.

melga mike disse...

É caso para perguntar "What kind of hair is that?"

Anónimo disse...

Paciente inglês,
Foi sempre assim que nós nos demos. As máscaras podem variar, mas ambos vemos a TV5. E, já agora, chorei a rir.

Anónimo disse...

O comentador Ruben V. S. diz que não responde a anónimos e, logo a seguir, responde a um. Anónimos, para ele, é escumalha, excepto aqueles de quem gosta.

Gostaria de levantar aqui uma questão: porque se permite neste blog o comentário de anónimos? Não é obrigatório...

Se se permite anónimos, a seguir não lhes chamem nomes. É uma regra do jogo.

Até por uma razão simples: quem aqui coloca mais posts anónimos é a dona do blog. Ela que diga se não. E usa-os para insultar com palavras feias. A coberto do anonimato. Terrível!

loucovarrido disse...

Com licença...muito obrigado. É aqui o nº 55 da Av. do Brasil? É?! Aquele ali é o doutor? Por Oxford?! Faz montes de chique! E aquelas duas de coletes com as mangas ao contrário? Ah, são elas! Fixe. Posso entrar? Então muito obrigado. Ó meninos, que sossego, até se ouvem os passarinhos a chilrear. Soubera eu antes e já cá estaria!

caxineiro disse...

Foda -se Vasco, acaba o vinho e é isto! Podias ter escolhido outra fotografia que nesta a gaja está bem boa

paciente inglês disse...

Anónimo da TV5,

Esta incursão pela francofonia deve-se, em boa parte, à qualidade dos programas, a começar pelo telejornal das 19.30.
Quando, às 20, mudamos para os nossos que abrem, avançam e fecham com futebol, é uma tristeza vil e chata.
É o universo do "não perca, já seguir", as notícias anunciadas, adiadas, como quem promete um rebuçado a uma criança.
Entretanto, de vez em quando, por aqui passeio. Fique bem...

godgil disse...

É fundamental para a saúde do espaço público que existam espiritos livres como é o caso de VPV. Sobretudo quando as hordas politicamente correctas, alapadas nos seus bastiões, conseguem policiar as consciências ou os modelos de vida não coincidentes com a ortodoxia com uma eficácia que faria corar a gestapo. Veja-se o que aconteceu com o reitor de Harvard.
Creio que o ataque a CFA não foi propriamente ad homine. A dita senhora funciona aqui como exemplo paradigmático de uma forma peculiar de desenrascanço provinciano (o deslumbramento pacóvio com destinos turístico-literários é digna do célebre ensaio de Pessoa sobre o provincianismo), uma erudição saloia que tem que ser exibida a todo o custo, a alarvidade politicamente correcta como arma de arremesso, "a rapariga para todo o serviço" das novidades literárias na lingua de Yeats, a para-literata que nunca escreveu mais nada que não uma crónica previsível e bocejante no Expresso... Como subiu ou desceu na vida pouco me interessa. Se assim não fosse, só daria razão ao José Gil acerca da inveja. Interessa sim saber quem é e qual a relevância pública desta senhora:critica literária? deixem-me rir; investigadora? já me dói o estômago; autora? já rebolo no chão.
Clara quê?
Na mouche, VPV!

Anónimo disse...

Haverá algum idiota de direita, e até de esquerda, que não fale hoje contra o "politicamente correcto"? Hoje mesmo ouvi já o Portas a dizer que, na SIC, vai tratar da saúde ao "politicamente correcto" e ao "discurso de esquerda". Que a direita ataque a esquerda, tudo bem. Agora que use uma expressão ambígua, semi-irónica, e, justamente, portadora de uma espécie de complexo de inferioridade em relação à esquerda, para se demarcar dela, é de rir. O que é que a direita defende? O politicamente incorrecto? Então, se não, porque usa e abusa do ataque ao "politicamente correcto"? A expressão destacou-se da semântica original, foi depois submetida a uma subtil manipulação conservadora, lançada no mercado com novas implicações e, agora, é usada pela habitual malta da geral num sentido que só eles poderiam explicar, se soubessem. O grave é que entretanto se perde o sentido, muito mais importante, do que é simplesmente correcto e incorrecto, tout court. Como aconteceu com aquelas ditaduras do séc XX, que perderam inteiramente o senso moral e inventaram uma nova língua para imporem novas e trágicas concepções sobre o que é correcto e não é.

Nônô disse...

Parabéns VPV pela sua lucidez! Acho que este país precisa de mais gente crítica e atenta a estes casos de mediocridade que, contudo, conseguem ser "alguém" na vida. E é isto que verdadeiramente me irrita: a presunção, o chico-espertismo, o oportunismo podem conseguir levar-nos mais longe do que o mérito, o trabalho, a honestidade moral.

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 241   Mais recente› Mais recente»