sexta-feira, março 10, 2006

A EXCEPÇÃO DE JPP

Há uns tempos, Pacheco Pereira estabeleceu um conjuntinho solene de dez regras sobre os debates na blogosfera. Obviamente não se incluiu nelas. Pacheco Pereira nunca se inclui em nada: no PSD que o lançou, na Comunicação Social que domina, no sistema sobre o qual disserta. Talvez por isso pode gastar impunemente duas páginas da revista Sábado a dissertar sobre o “regresso” de Paulo Portas sem ter visto o programa com o qual este regressava – e sem ter ninguém, obviamente, a aplicar-lhe uma regra qualquer que exemplificasse a mediocridade do exercício. Confesso que não me apetece perder muito tempo nem com o tema nem com a pessoa: por razões que talvez a psicologia explique, Pacheco Pereira sempre teve uma obsessão doentia por Paulo Portas e por tudo o que lhe possa cheirar a “portismo”. Agora transformar o Acidental e a Atlântico (juntamente com o grupo parlamentar do CDS) nas “forças” de que Portas “dispõe” seria pura e simplesmente ridículo se não fosse esta desagradável mania “maoísta” de enfiar tudo no mesmo saco. As origens raramente se perdem!
A propósito, sou amiga de Paulo Portas desde os tempos d’ O Independente. Raramente estive de acordo com ele em matéria política. E não vou sequer tentar explicar por que é que a revista Atlântico não é o Caderno 3 d’ O Independente que, aliás, nos seus melhores tempos, foi dirigido por Miguel Esteves Cardoso.
ccs

38 comentários:

FB disse...

Deixei de ler a partir de "Pacheco Pereira nunca se inclui...na Comunicação Social que domina..."

?????

O Pacheco Pereira domina a comunicação social, ou domina qualquer programa da comunicação social onde intervenha???

Se me dissesse que o Marcelo ou o Portas dominam os programas onde intervêm, aínda lá ia, mas o Pacheco Pereira?

P.f. explique.

TAF disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Outro disse...

Este post funciona como caixa de comentários do Abrupto e esta caixa, como uma subcaixa do mesmo.

TAF disse...

Já agora fica aqui a informação, para quem não tinha reparado, de que segundo o Sitemeter O Espectro igualou ontem (julgo pela primeira vez) o Abrupto no número médio de visitas.

DasAntas disse...

Outro,
Talvez assim as pessoas possam expressar livremente, sem censura, mas com civilidade, o que pensam do Abrupto. O post da CCS é sobre o JPP, mas este é indissociável do Abrupto, não é verdade?

Carlos Malmoro disse...

Mas a ccs ainda não percebeu o óbvio? Aqueles dez «mandamentos» são uma polémica fácil e gratuita qu visam travar a queda do abrupto (vejam o gráfico de Fevereiro...). Porque a verdade é esta: desde que este estaminé começou a funcionar, com a ccs e o vasco, JPP nunca mais foi o mesmo. Hj quem saber ler comentário político vem aqui. Quem quer ver o 13º anel da 4ª esfera da 1ª foto do planeta que não existe, vai ao abrupto.

Carlos Malmoro disse...

* Hoje, quem quer ler..

Outro disse...

O post da CCS é sobre o post do Abrupto, ou seja, um comentário.
Comentar um "comentário" ao post do Abrupto é assim a modos que comida requentada.

xatoo disse...

CCS
as origens não são maoistas, são bem mais antigas (do PCP) portanto marxistas-leninista. Qualquer pessoa minimamente inteligente em coerência só se pode apoiar no Marxismo para ter uma visão lúcida na sua mundividência. (depois podem ter mudado por razões de mercado, mas isso é outra conversa para outra altura). A talhe de foice, gostaria que alguem nos dissesse quem são os intelectuais portugueses com outras origens ideológicas?
o JoãoCarlos Espada?
o JoãoCésar das Neves?
D. José Policarpo?
bolas. Nem para gozar com o assunto consigo arranjar nomes,,,

Luís F. Simões disse...

Mais uma vez serei suspeito, porque recentemente escrevi o seguinte devido à "imparcialidade" do mesmo:

qual é a diferença entre um porco e o jpp?
no mundo muçulmano nenhuma
por cá um porco sempre dá para comer

Infelizmente, para certos vermes, o melhor pesticida será sempre o tempo.

Associas a melhor fase do Independente ao MEC - e até foi, mas teria sido ainda melhor se também ele tivesse tido a capacidade de falar da causa da causa das coisas, e não apenas da "causa das coisas"

piscoiso disse...

Desses tempos do MEC, recordo que visitei um casal de profs portugas nos environs de Paris. Levava o "Independente", com uma boa reportagem sobre a Amália. Pois o casal pediu-me para ficar com o jornal, não por causa da Amália, mas por causa do artigo do MEC, que dissertava sobre cuecas de homem.

DasAntas disse...

Já viram o novo post?

carneiro-resmungao disse...

sim e ainda estou a chorar

sniper disse...

Já vi. Apetece-me organizar uma OPA sobre O Espectro...., com a condição do Piscoiso deixar as tias em casa...

DasAntas disse...

Sniper,
As tias do Piscoiso às vezes eram impagáveis.
Gostei de o conhecer e obrigada.

sniper disse...

Por serem impagáveis, o cachet não chegava...

tina disse...

E mais uma vez as Leis sobre o Debate na Blogosesfera do Abrupto serão obedecidas. CCS e VPV vão reabrir novos blogues, independentes, o de VPV não terá caixa de comentários. Cá os esperamos.

sniper disse...

Tina, não acredito. Reformados, talvez..

DasAntas disse...

Drª Constança,
O seu post era muito interessante e em dia normal, obviamente, que andaríamos todos aqui a zurzir no JPP e os desmancha-prazeres {há sempre alguns, não é verdade?} a louvarem-lhe a suprema inteligência.
Mas hoje não é um dia normal, pois não? O que resolveram "postar" {desde que ando aqui, enriqueci o vocabulário} a seguir, deu cabo da nossa rotina. Que é que agora respondo, quando o meu filho perguntar, se o trabalho no Espectro está a correr bem? Digo-lhe que estou desempregada? Que me despediram? Que o Espectro deslocalizou?
Isto não se faz. Eu continuo muito amiga dos senhores, mas estou magoada. Agora que eu já me tinha habituado a ser insultada, a mudar de nome de quinze em quinze dias, a ter tiques mafiosos, como é que vou voltar à pacatez dos livros, dos DVDs, dos CDs? E a blogroom, onde instalei tudo, para estar sempre de olho no PC? Tenho aqui o tapete, a biciclete, os CDs e a aparelhagem, livros, para tirar dúvidas, porque não sei clicar a sapiência e agora volta tudo para o lugar anterior. Não há família que resista a isto. Nem a minha.
Como já percebi que a decisão é irreversível, 2ªfeira lá marco a consulta no psi, para ele me aumentar a "dose" e vou comprar dois ou três trapos, para espairecer.
Embora magoada, estou muito grata por este mês e pouco magnífico. Foi um break.
Um abraço
Maria de Lurdes Delgado

e-konoklasta disse...

Resta o Abrupto, mesmo sem caixas de correio, aproveitem para inundar a caixa de correio do JPP de e-mails, digam-lhe que estão inconsoláveis com o desaparecimento do espectro (espécie de troll). Talvez ele tenha pena e ponha à vossa disposição as caixas de comentários.

Mas, há tantos blogs, a jeito, com possibilidade de comentários... vão encontrar uma solução, vão ver. E um forum ? Não há nenhum voluntário para abrir um ?

DasAntas disse...

E-Konoklasta,
Porque é que você, que com certeza percebe disto, não abre um forum?
E quais são os blogs a jeito? Tem que me responder, se faz favor, porque, como sou novata nisto, estou desorientada.
Pelo sim, pelo não já o pus nos meus favoritos, uma vez que perco a possibilidade de clicar no seu nome aqui.

e-konoklasta disse...

dasantas,

que simpatia, até me sinto menos só. Olhe ali para o lado, para a lista dos blogs, entre os muitos há a Loja do Queijo, a aspirinaB. Só são dois exemplos, é só escolher.

Angie disse...

Dasantas
Vá ao Mar Salgado.
Por enquanto reabriram a caixa de comentários.
Mas vale a pena ler, com ou sem.
Na fase actual tem alguns bloggers de sabática, mas os que ficaram (pelo menos um) parece-me do melhor.
Claro: os posts são completamente datados. E não falo das referências temporais dos conteúdos (pois se é blogue...).
Falo dos autores, que têm a idade chapada nos contributos...
Ainda bem: é muito giro observar, quando a gente que se expõe é inteligente.

DasAntas disse...

Muito obrigada, Angie.
Continuarei a lê-la por aí e sempre com prazer.

Thor disse...

A inveja sempre foi algo de muito português e esta Sr.ª faz questão de exibir esta virtude tão nacionalista.
Que dupla que se desfaz, se de VPV já conhecia o desdém e a critica barata e arrasadora, já da Sr.ª CCS não conhecia para além da pose de tia forçada em Tvs de 2ª a que agora junto o mais puro e revoltante sentimento mediocre de inferioridade em relação a alguém que de dominado tem muito pouco. Pode ter outros ângulos que permitam e mereçam mesmo ataque, mas o de controlado pelo sistema, comunicação social, etc. não lembra ao Diabo.

Magno Velosa disse...

Grande Constança, é isso mesmo, de faca afiada.

def disse...

JPP é um jedi, tipo o Yoda da blogosfera.

Como todos os velhotes, JPP tem algumas ideias fixas e erradas, mas algumas são bem positivas, com algo de humano nelas (e por isso imperfeitas). Eu perdoo-lhe o apoio a Bush ou a visão deturpada que tem dos jovens de hoje, quando ele fala nas descobertas espaciais.

Aposto que VPV considera as descobertas espaciais uma "propaganda americana" ou "um desperdício de dinheiro".

A coisa mais difícil de ler na internet é a ironia porque as letras no ecrã parece mais agressivas e faladas que no papel.

VPV e CCS são dois fogosos adolescentes na internet, que ainda vão voltar.

Experimentaram a vertigem da opinião imediata mas, ao contrário do discurso oral que desaparece num eco, as palavras ficam escritas no éter da web, e estão ali, imperfeitas, acumulando reacções.

A solução passa por temperar os posts com apontamentos positivos e conciliadores. Porque, caso contrário, são arrastados para uma vertigem cansativa e obsessiva.

vão ver que daqui por 1 semana voltam, se não a este, então a outro, diferente.

palha d'aço disse...

Se quiserem fazer um blogg escolham as primeiras letras do abcedário para aparecer em primeiro nas listas de referências. Por exemplo "a" e "b". As restantes letras podem ser ao acaso bastando que a palavra formada tenha conteudo semântico (não precisa de ter relação directa com o conteudo do blogg). Um exemplo ao calhas: as letras "r", "u", "p", "t" e "o".

O Bom Selvagem disse...

Os Beach Boys chamaram-se assim porque o Brian Wilson queria ficar ao lado dos Beatles nas lojas de discos.

Ainda hoje resulta...

def disse...

Por isso é que tu chamaste ao nosso blogue "A Tasca da cultura"?

O Bom Selvagem disse...

Sim, mas lixei-me, porque na altura não sabia que a maior parte dos blogues iria listar o meu como "Tasca da Cultura (A)" o que me atirou para o fundo das listas alfabéticas.

palha d'aço disse...

A malouca continua a dar-lhe. Traumatizada, à beira de um ataque de nervos, taralhouca. O livro de receitas, depois da página da tripa, aconselha mete-a-dona prá cabeça qb e noites de loucura sexual com o marçano.

Dois "bacio" para si, cuidado com as mensagenzinhas e não abuse.

continuo anonimo disse...

Ò CCS e VPV, podiam fazer mais um post de despedida, que o pessoal, de tantas despedidas, já esgotou a capacidade de comments do post de despedida.
Não era uma volte-face, mas antes um "sempre lêmos com atenção o que os nossos comentadores escreveram".

Pode ser, ou 'tá difil?

Karl disse...

@TINA
Prezada Tina, não sei porquê mas irrita-me, fico com pruridos ao ler certos comentários seus.
Prevejo que nos vamos dar muito... bem!!!

Flávio disse...

A Revista Atlântico é tão má e rafeira, que dificilmente poderá ser 'uma força' de quem quer que seja.

環遊世界 disse...

Muito obrigada, Angie.
Continuarei a lê-la por aí e sempre com prazer.

JoJo Wilson disse...

韓國服飾日系服飾都是目前最流行的服飾。SEO是目前網路行銷的最佳管道,就是網站關鍵字行銷,這不同於關鍵字廣告

Grupo K2 disse...

ar condicionado para veiculos | reformas em geral | reformas de apartamento | ar condicionado automotivo | reforma de casas | pedreiros | pintura predial e residencial | centro automotivo | oficina mecanica | criacao de sites | site painel administrativo | ar condicionado automotivo | reforma de casas | pedreiros | chocolate trufas | centro automotivo | oficina mecanica | criacao de sites

ar condicionado para veiculos | reformas em geral | reformas de apartamento | ar condicionado automotivo | reforma de casas | pedreiros | pintura predial e residencial | centro automotivo | oficina mecanica | criacao de sites | site painel administrativo | ar condicionado automotivo | reforma de casas | pedreiros | chocolate trufas | centro automotivo | oficina mecanica | criacao de sites