quarta-feira, fevereiro 01, 2006

RESCALDOS



No PSD, parece que o debate está assegurado. Marco António (nome curioso para se dar a um filho!) já garantiu ao país que as “directas”, anunciadas por Marques Mendes, não vacilarão por “falta de comparência”. Se Luís Filipe Menezes decidir esperar por melhores dias, avança, ele, Marco António para um frutuoso “debate de ideias”. Falta apenas saber quais são as “ideias” de Marco António que, até aqui, têm primado pela sua ausência. Mas isso apenas incentiva o debate que se anuncia.

O movimento de Manuel Alegre soma e segue. Exemplo de cidadania e de uma ética irrepreensível, Manuel Alegre não deixa os “seus” votos por mãos alheias. Os votos não são de nenhum partido, muito menos do PS que perdeu estas eleições por achar que era dono dos votos de alguns dos seus eleitores. Estes, que Manuel Alegre arrebanhou, com o suor do seu esforço e o risco da dissidência, são dele. E ele, e os seus votos, não serão uma “flor na botoeira de ninguém”. A flor, ao que parece, desabrochará, sozinha, por entre as brumas da cidadania. Com dono, é claro!

Depois de reunir a sua comissão política, o PS reconheceu humildemente que tinha “errado” na escolha do seu candidato. Mas o PS aprende. E garante que, quando tiver que escolher novamente candidatos presidenciais, olhará para os erros que agora cometeu. Infelizmente ficou por explicar a dimensão dos erros. Como também ficou por explicar que relação existia entre os erros e os resultados eleitorais. Em contrapartida, ficou-se a saber que nas próximas presidenciais, quando Cavaco Silva terminar o seu primeiro mandato, o PS não ficará à espera de quem não se quer candidatar. E se tudo correr como deve ser e o PS tiver, de facto, aprendido com os seus erros, ainda se vai ver o PS apelar ao voto em Cavaco Silva.

Jorge Coelho sai. José Sócrates acumula. O PS pode reconhecer os erros que quiser. O partido do Governo não tem que reconhecer qualquer erro. Basta-lhe perder “sem azedume”. E reconhecer que é apenas uma base eleitoral do Governo.

P.S. E o CDS que anda tão sossegadinho? Alguém sabe do dr. Paulo Portas? Ou do dr. Pires de Lima?
ccs

19 comentários:

mateiro disse...

com os diabos...
esqueci-me de vos confrontar com a única novidade das eleições a PR...

Então esqueceram-se que Marcelo Rebelo de Sousa
"anunciou" a sua candidatura a PR dentro de dez anos?

NINGUÉM comenta isto...

Cavalo Marinho disse...

CCS:
É verdade,
E onde param o Doutor Louçã e o Senhor Jerónimo?

Anónimo disse...

José Sócrates fica a substituir Jorge Coelho na coordenação das federações do PS e acumula esta tarefa com a de primeiro-ministro.Mas não há ninguém que lhe ensine que estas coisas não se fazem? Honra ao Cavaco Silva que nunca fez tal coisa,enquanto foi primeiro-ministro.Governava e deixava as "mercearias" inter-federações para o dr. Falcão e Cunha ou o dr. Nunes Liberato ou o dr. Fernando Nogueira, se bem me lembro.

Anónimo disse...

Não tenho nada a ver com o António ou com o Marco, nas reconheço que é curioso chamar-se Constança a uma filha.

xatoo disse...

Nunca comprei certos jornais. Ver televisão sempre foi para mim um exercicio feito de caçadeira em punho.(já vou no 17º aparelho por causa do puto, mas enfim) Quando apareceu o novo jornalismo do futuro, aqui os nossos blogues, descansei. Era finalmente livre de criar as minhas (nossas) redes próprias de informação e opinião,,,
mas,,,
então não é que agora, vejo o espaço virtual onde nos tinhamos refugiado ser invadido e ocupado pelos mesmos nomes de sempre!!?
por favor! quem nos livra desta praga de personagens amorfas, cinzentas, desta autêntica massa moluscular informe do Bloco Central?

Marco disse...

Mas quais ideias?
Os líderes partidários vão chegando ao cargo não pelas ideias que defendem mas sim pelos apoios que reunem. A tal ponto que por vezes parece uma herança...

Anónimo disse...

Espero que Paulo Portas ressuscite dos mortos a tempo de ir à tomada de posse do novo PR!

Anónimo disse...

Ah!!
Isto sim.
Só comento o p.s.
Andam resguardados em lutas intestinas.

mateiro disse...

oh shatoo,
deve-se estar ao zarolho,
que ressuscitou,ou a outro?

mateiro disse...

deve-se estar a referir... claro.
Falhou esta treta.

Éme disse...

Constancinha,

Chiuuuuuuuuuuu, o Pires anda a fazer a cama ao Paulinho, mas não contes a ninguém....

rb disse...

É a Politica, estúpido ...

Anónimo disse...

Quem fez a cama ao Paulo Portas foi o dr. Sampaio. Com aquela cara de sonsinho, arrumou-lhe a carreira política por uns largos anos e fez o mesmo ao Santana Lopes.

libertas disse...

A Direita precisa de um partido.

Anónimo disse...

Esperem ansiosamente... Em 2009, a direita vai a eleições para as ganhar. E certamente não será com este sr. Marco António ou com o Sr. Menezes...

rb disse...

Que pena que eu tenho do Paulinho ... Quanto ao destroçado PSD, para mim, só vai lá com o António Borges. Esse grande neo-liberal.

Victor Lazlo disse...

Se me derem a possibilidade de votar entre Sócrates e Marco António, juro que vou ao Casino Estoril aclamar Júlio César como Presidente da República.

Jojo disse...

"Falta apenas saber quais são as “ideias” de Marco António"

Então não sabe? É público e publicado:
Tem ideias de continuar a ser muito amigo do Sr. Major Valentim.

agressivo disse...

Gostaria de lembrá-la que os votos "do" candidato Manuel Alegre diluíram-se na noite eleitoral de domingo.
A ilusão de um movimento cívico é apenas isso, uma ilusão.
Com palavras do próprio candidato: "Não há donos da República" da mesma forma não há donos dos votos.
Cumprimentos.