domingo, fevereiro 26, 2006

NOMEAÇÕES DE CAVACO

O dr. Cavaco nomeou para Presidência da República a colecção mais parda de burocratas, que o país viu desde 1930. Para o Cavaco que nós conhecemos, nenhuma surpresa. Para um "salvador da Pátria", um sinal inquietante. Ainda falta o principal: assessores políticos. Mas não me parece que venham a destoar muito do resto. Para parafrasear um dito célebre, "Cavaco é um doido que julga que é Cavaco": não quer agentes de intervenção política, quer uma corte rastejante e obrigada. Espero que ele se divirta.
vpv

44 comentários:

magnuspetrus disse...

Será esta a reacção de quem não foi incluído nessa tal lista de burocratas?

Sílvia disse...

Ele há o conde de Rio Branco, o conde de Rio Pardo... Por carga de água não podemos beneficiar, também, de uma eminência "parda" na República?

pirata vermelho disse...

CLARO, VASCO!
de vistas, você

pirata vermelho disse...

espera?
que aquele homem se divirta...?!

pirata vermelho disse...

divirta-se, homem!
não se ponha a declarar falsas esperanças.

maloud disse...

Hoje li algures, já não sei onde, a lista. Lembro-me que constava o antigo director do DN {oh,espanto!} e o Sevinate Pinto. O resto passou-me ao lado. Deconheço se por serem pardas, ou se por ignorância minha. Eu sou bastante ignorante. A notícia acrescentava que as "personalidades" PSL também não tinham sido convidadas. Claro que com esta exclusão, se perde muito do "glamour" que deve rodear qualquer PR. Nem percebo como é que não tiveram isto em conta. Deve ser provincianismo.

esgoto disse...

eu espero que não.

Anónimo disse...

A fotogenia não é concerteza um trunfo do dr. Cavaco para este mandato...

sniper disse...

A única fotogenia agradável e estimulante é a da Sílvia.

sniper disse...

Mas calma, já se está a matar o "borrego" antes de ele nascer? Acho que é falta de tema. Não sou cavaquista, mas tenho que reconhecer que para já tem o mérito de agitar as águas, só com as nomeações, coisa rara e nunca vista com os outros PR(s). Ainda vou ver muito sonso da nossa praça a suplicar e a chorar lágrimas de crocodilo pelo "antigamente", ou seja o faz de conta. Haja decoro senhores e senhoras.

maloud disse...

Discordo que seja falta de tema. Estava muita gente à espera para poder dizer: "Aí vêm eles! O homem continua a não conhecer ninguém nos círculos importantes."
Eu nunca fui cavaquista, nunca votei no Cavaco e julgo que nunca votarei nele. Hoje ao jantar, o que me atura e verdadeiramente anti-cavaquista convenceu-me da bondade das escolhas. Ainda estou meia azuratada com a defesa que fez das escolhas. Não do Cavaco.

Jose Sarney disse...

1. Apercebo-me de alguma invejazinha!

2. Cavaco sempre disse que os "secretários de estado" são os ajudantes dos Ministros.

3. Quando os "conclaves" da S. Caetano tinham muito gente a falar, Cavaco fartou-se!

4. Quem gosta muito de poder, não gosta de sombras, nem de ondas!

5. Rei Sol, Luís XIV.

6. Não tenham dúvidas, que Cavaco vai marcar, como o fez decididamente no passado.

7. Não é por causa de Cavaco, mas a 9 de Março de 2006, inicia-se o fim da III República, já sem escape e sem alternância!

8. Esperamos, fazer Viva a IV República, com Liberdade.

maloud disse...

José Sarney,
Explique-me o que é que vai acontecer em 9 de Março de 2006? É algum golpe de estado? Obtido através de eleições democráticas e livres?
Eu confesso que, na minha agenda, só tenho a tomada de posse do novo Presidente da República.

sniper disse...

Mª de Lurdes, o que me espanta é o facto de já estar a "correr tanta tinta" para estas nomeações, para assessorar alguém cujo o cargo e função dá para alguma coisa, menos salvar a pátria, ou os poderes do PR já são outros? Salvar a pátria é para o Sócrates. O Cavaco pode ter muitos defeitos, mas absolutamente burro estúpido é que não é. Acho que se está arranjar história onde não há. Falta de temas? Mª de Lurdes, na minha opinião os temas neste blog estão ficar "arredondados"..Há "alvos" e situações que são sistemáticamente poupados. É a minha opinião.

Sílvia disse...

Qual quê!... Rei Guilhotina, Luis XVI!...

maloud disse...

Eu tanto quanto me tenho vindo a aperceber {hoje resolvi fazer a pergunta directamente} os poderes do PR vão ser outros. Eu gostava de saber, porque como já expliquei muito lá atrás, no outro golpe de estado eu era jovem, com o sangue na guelra e ainda hoje estou estafada de tanta manif, tanta assembleia, tanta votação de braço no ar. Já imaginou ter que viver isto outra vez, na minha idade? Morro. E como não me apetece já, gostava de ser prevenida para dar à sola, antes de 9 de Março

maloud disse...

Sniper, não vê que é Carnaval? Eu sei que percorro as notícias, {agora muito a correr, porque isto de blogar só com um dedo é uma estafa} e surgem-me várias ideias para posts saborosos. Mas claro que essa é a visão um pouco provinciana de uma burguesa do Porto. Os nossos anfitriões têm muito, mas muito mais mundo e conhecem esta renda de bilros dos pequenos e dos grandes poderes. Eles devem saber o que estão a fazer, porque o que sempre apreciei neles {"conheço melhor" o VPV que a CCS} foi o lado desconcertante e mesmo um pouco maquiavélico, com que tratam os assuntos e os "grandes". Não acha?

Pés de Chumbo disse...

ainda n foi empossado...e já alvo de criticas!

vpv, como foi possível n o terem convidado para essa colecção de burocratas!

sniper disse...

Mª de Lurdes, acho que sim, mas o problema é e será sempre do lado maquiavélico da questão. Estou cansado de opacidades pré-fabricadas..

maloud disse...

Sílvia não seja mázinha! Guilhotinado? A pena de morte na Europa? Isso é para civilizações mais avançadas.
Parabéns pela fotografia. Apesar do post Anónimos e da explicação doméstica extensa que tive, é-me sempre agradável saber com quem me sento e converso a tomar café.
Como vê não curo este provincianismo.

maloud disse...

Sniper, se resolver desaparecer diga-me até sempre. Adeus, não gosto.

Anónimo disse...

Eu até já estou farta de Cavaco e ainda nem chegou o 9 de Março!
O Soares disse que não dormia mto descansado com ele em Belém - ele lá saberá porquê - e os 'velhos' (note-se que aqui é um piropo, pq o Soares demonstrou à exaustão que velhos são os trapos) são os detentores da sabedoria. De uma coisa eu tenho a certeza - vamos ter muitas saudades do Sampaio.
Mas enfim... o povo quis e o cinzentismo venceu.

xatoo disse...

VPV é mais útil fora das hostes do Poder que dão as fuças para o pagode zurzir. A coisa é mais grave do que isso. Divertir-se admito que se divirtam (e ainda lhes pagam generosamente para isso, comentadores e comentadeiras inclusas)
Claro que a coisa é mais grave do que aquilo que querem fazer passar por fait-divers.
Cavaco vai institucionalizar a extrema direita no Poder e acabar de alinhá-la caninamente com os patrões Neocons de Washington.
Por muitos floraedos em que se contorçam, esta é que é a verdade,,,

Sílvia disse...

Maloud, não se assuste com a guilhotina, estamos no Carnaval... Ah, mas a minha fotografia não é brincadeira de carnaval. Sou eu mesma. Enfim, provincianismo...

xatoo disse...

Anônimo disse...
"Soares demonstrou à exaustão que velhos são",, velhos - deixe lá o homem em paz, pq ele no caso utilizou a velha sabedoria dos indios Sioux, viu que tinha chegado a sua hora, e retirou-se para o alto da montanha,,,

tina disse...

Eu é que me estou a divertir com os posts do "comentador que julga que sabe tudo mas não sabe nada e que ainda não recuperou da derrota humilhante do seu candidato favorito". Hahahahaha!

Anónimo disse...

Caro VPV

Corte rastejante ?

Está a chamar reptário ao palácio de Belém ? Se bem me lembro havia um dinossauro a querer regressar ao jurássico presidencial...

piscoiso disse...

Convidou para jardineiro o sr. Ramos, que já foi porteiro no Ministério da Agricultura.

Tiago Mendes disse...

GRande foto! Discordo do post, embora o entenda à luz do contexto (isto é, do autor). Julgo que a primeira vírgula está mal colocada.

Velho disse...

VPV preferia uma colecção berrante, mas, nesse caso, chamar-lhe-ia aberrante.

Bom, pelo menos um dos assessores políticos é berrante.

Anónimo disse...

VPV está ressabiado...coitado, não foi convidado...

Isto não se faz !!!

Anónimo disse...

Nao imaginava que tinahmos de pagar ordenados a uma corte presidencial.

Jose Sarney disse...

"Eu confesso que, na minha agenda, só tenho a tomada de posse do novo Presidente da República. "

Evidentemente.

Mas, que este Regime, que assenta na Constituição de 1976, não tem sustentabilidade, não há dúvidas:

- Os "velhos" só por si já não têm direito a uma Pensão condigna. O "Estado sem vergonha" diz-lhes que os filhos que lhe dêm uma "mesada"!
- A saúde, segundo, o seu Ministro, vai passar a ser paga, desde que os custos continuem a aumentar (ele até faz tudo, para que continuem a aumentar).
- A "educação" só cria iliteracia, delinquência, desconhecimento e ainda por cima é muitíssimo cara!

Poderia dizer mais.

Acha que este Regime, que assenta na Constituição de 1976, aguenta neste claro cinismo (garante às pessoas, mas não lhes dá na realidade?)?

Jose Sarney disse...

"vamos ter muitas saudades do Sampaio."

Só os laxistas e os dorminhocos! Os outros não!

Anónimo disse...

Quem aposta qual vai ser a primeira viagem de Cavaco e comitiva?

ao Canadá?

paciente inglês disse...

A fotografia escolhida já antecipa a tonalidade do comentário, amargo e sofrido, de VPV.
A questão é simples: há quem goste de Cavaco e tenha votado nele; há quem não goste, mas tenha votado nele, apesar disso (foi o meu caso); e há quem não goste e não lhe tenha dado o voto.
É óbvio que o VPV não gosta e está no seu direito.
Porém, fica à vista de todos que, na óptica do Vasco, Cavaco será sempre preso, por ter ou por não ter cão.
Mas quantos não estão ainda por aí a abanar o rabo à espera de um osso?

Jose sarney disse...

"Quem aposta qual vai ser a primeira viagem de Cavaco e comitiva?"

A Angola.

JG. disse...

A maior parte das nomeações ainda estão para chegar, por enquanto são só nomes para ir mantendo a chama acesa...

Já agora, alguém pensava que o próximo Presidente da República ia fazer um governo-sombra para oferecer de bandeja ao Marques Mendes?!

Desenganem-se, com Cavaco Silva em Belém, o Marques Mendes tem os dias contados!

Filipe disse...

E depois Sr. Jose Sarney??? Qual e o mal da viagem a Angola? Em que e que isso nao corresponde aos nossos interesses? E preso por ter cao e por nao ter!!! O homem ainda nao comecou o mandato, mas ja ha gente com muita esquerdite, o que so vai piorar em Marco. Pensavam que ele vinha para o espectaculo??? So se forem tontos, o homem vem para trabalhar??? Querias tacho Vasco??? Acho que desde o Post da selecao nacional que ha uma frase do Sergio Godinho que se aplica na perfeicao, estas "conservado em aguardente"!!! Raios parta Vasco, costumas ter pensamentos que posso concordar ou nao, mas a estas diarreias mentais, nao lhes atribuo tal substantivo...

Jose Sarney disse...

"Qual e o mal da viagem a Angola?" Percebeu crítica, na minha resposta? Enganou-se!

Limitei-me a responder a um desafio.


PS. Se houve país que ficou muito satisfeito com a vitória de Cavaco, foi Angola, e a entourage de José Eduardo!

Anónimo disse...

"Os velhos são os detentores da sabedoria".....então se era tão sábio porque não ficou em casa quieto...não era necessária dar-se a esta "HUMILHAÇÃO".Deve de estar exilado em qualquer lado, pois não tem dado a cara.

Anónimo disse...

Não acredito que sejam os dorminhocos e laxistas a ter saudades de Sampaio - pode sempre ver-se o lado humano e sincero do homem. Eu por acaso sou trabalhador a sério (e muito mal pago, talvez porque seja exactamente demasiado sério) e não confundo pieguice (que reconheço ele terá alguma) com boa formação, honestidade e uma forma diferente de fazer política - talvez um mãos limpas.
Quanto ao velho retirar-se para as montanhas, é provável que o tenha feito e apareça por aí um dia com ideias que nos abram os olhos e nos façam pensar. Pode perder-se uma batalha, mas talvez não se perca a guerra toda. Não votei no MS, mas preferia vê-lo a ele a ver o Cavaco, isso é verdade. Aliás, nem sei bem se o Cavaco ou a D. Maria, porque para mim, até hoje, a única que demonstrou ter alguma estaleca para representar aquilo que resolveram apelidar de 1ªdama foi exactamente a Dra. Maria Barroso que mesmo a cair da tripeça tem mais nível e charme para o cargo que qualquer uma que por lá passou e pior de todas aquela que para lá vai agora. É um engulho, mesmo perfilando-se no horizonte os estilistas que lhe estão a tratar da imagem e não só - não há aulas de etiqueta - desde as que anunciam no C.Inglês às da tal sr. bobone que nos valham, santo Deus. Mas é a vida e os portugueses lá sabem quem merecem para os representar. Eu desejo-lhes felicidades, porque tão só não me dizem nada - são como os carnavais - vão passar.

Anónimo disse...

Eu, que em política sou absolutamente alérgico a partidos, actualmente tomados por aparelhos que bloqueiam o aparecimento de reais valores, e estes não são os políticos carreiristas que começaram nas juventudes partidárias e aí ganharam os tiques e as manhas, estou convencido que, no actual e crítico período que atravessamos, não temos melhor que Cavaco Silva. Pode ser acusado de falta de maneiras e de outras faltas que tais, mas nuinguém o pode acusar de não ser um homem sério. E é disto que precisamos.
É preciso que apareçam empregos que ponham fim ao drama dos desempregados. Para isso é imprescindível que se capte a confiança dos investidores que, a seguir à sua eleição começaram a aparecer. Porque, ninguém tenha dúvidas, isto bateu no fundo e os PR's excursionistas, como os que temos tido, têm que ser substituídos por homens interventivos que realmente sejam garantes de que isto tem que deixar de ser a república das bananas! E essa necessidade era já de ontem...

Costa disse...

Alguém conhece as grandes cabeças que acompanharam Mário Soares ou Jorge Sampaio? Essa não VPV...