quarta-feira, janeiro 25, 2006

DE NOITE






















"It has been said that man is a rational animal. All my life I have been searching for evidence which coul support this."

Bertrand Russel
(1872-1970)

7 comentários:

RS disse...

Mirror, mirror
on the wall...

Anónimo disse...

Um dos melhores pensadores do seculo passado.Era matemático, e ele melhor que ninguem podia constatar o facto.
Essencial "O Poder-uma nova análise social".Começa assim.
"Oimpulso de poder tem duas formas: a explicita, nos lideres e a implicita nos seus seguidores.Quando os homens seguem voluntariamente um lider, fazem-no com vista à aquisição do poder pelo grupo que ele comanda e sentem como seus os triunfos do lider".
Tão actual.

BONIFÁCIO disse...

Estou certo que não seria ao espelho que este Conde de Russel descobriria tal evidência..

Era maluquíssmo

Charlotte disse...

Óptima frase.

penso disse...

Foi pura perda de tempo...
Mais valia tê-la procurado aqui :-)

Fernando S disse...

Depende do significado que se atribua à palavra "racional" !....

RPM disse...

Sir Bertrand Russel foi talvez o maior filósofo do séc. XX, ao contrário do sr. Popper. Realidade & Ficção representa uma pequena ilustração desse ponto, depois todo o seu empenhamento cívico, contra o armamento, contra a guerra do "Nam" - a favor dum pensamento livre e alternativo.

Foi, pois, com Russel que cultivei a faculdade de sonhar e de apurar a intuições a fim de decobrir o lado prático das coisas e gerar mais ideias, conhecimento, sabedoria, tudo coisas que hoje tributo a Bertrand Russel.

Foi também com Russel que percebi que para se ser Homem temos de saber um pouco de tudo: literatura, fisosofia, e, above all, compreender o lugar dos sonhos na nossa Vida.

Russel foi, por outro lado, um rebelde, Russel foi um James Dean do pensamento social, cultural, filosófico e político.Foi um homem de pensamento e acção, um homem plural e não um mero historiador dos factos do seu tempo, sentado na sua cadeira escrevendo artigos para os jornais diários e esvaziando garrafas de Visky made in Sacavém.

Legou-nos um mundo mais Justo - pelo menos em Atitude contra as injustiças, e talvez mais pacífico, pelo menos tentou, como Gandhi também o fizera noutro contexto e com mais sucesso.

Ver ali Russel, com aqueles cabelos brancos só posso congratular-me e evocá-lo: foi uma manufactura plural da inteligência, foi um talento em andamento feito homem - que emigrou dos principa de matemática para a lógica e para a filosofia analítica até ao Power...

Ninguém como ele manejava tão bem o pensamento & acção.

obrigado pelo post/citação, pla foto e pla possibil/ de participação
Tudo culmina na Realidade e a Ficção.

Rui Paula de Matos
http://www.macroscopio.blogspot.com